Para uma visão mais ampla do Projeto “Desenvolvimento Brasil 2035 – o país que queremos”, seguem um conjunto de “perguntas & respostas” elaboradas com o objetivo de esclarecimentos e melhor entendimento(*):

1) O que é o NAP PLP?

O Núcleo de Apoio à Pesquisa do Planejamento de Longo Prazo (NAP-PLP), vinculado à Pró-reitoria de Pesquisa e instalado na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEAUSP), destina-se ao desenvolvimento de programas de pesquisas científicas, interdisciplinares e transdisciplinares, sobre a elaboração de planejamento estratégico de longo prazo, por meio do processo prospectivo.

2) Em quais cidades o grupo está baseado?

Houve participantes que se reuniramde diversos locais do país tais como Porto Alegre, Brasília, Rio Janeiro, Taubaté, São Paulo, Ribeirão Branco, São Carlos, Cotia, Recife, Juiz de Fora, Araçariguama, Santos e outros. Além disso, a forma como o grupo está estruturado permite a participação de qualquer cidadão, independente da sua localidade física.

3) O que é Processo Prospectivo?

São técnicas e métodos pedagógicos rigorosos e participativos para antecipação da visão de futuro, com o objetivo de orientar ações com apropriação dos envolvidos. O método estimula: ver longe, com amplitude, com profundidade, com ousadia; tomar riscos; pensar no ser humano; ver de maneira diferente; ver em coletivo, com apropriação.

4) O que é o projeto Desenvolvimento Brasil 2035?

Para implantar o processo de planejamento de longo prazo, há algumas tipologias: Orientação Estratégica, Apoio à Decisão, Mobilização e da Transformação (condução à mudança). O Projeto Desenvolvimento Brasil 2035 objetiva a Transformação (condução à mudança) para um Brasil desenvolvido em 2100 por meio da Mobilização pela apropriação da sociedade. A primeira etapa foi 2035, desenvolvendo as ações de sensibilização, conscientização e mobilização, ao longo dos anos.

5) Quais são as atividades do projeto?

Compreende 6 (seis) etapas: (1) análise conjuntural, (2) análise estrutural, (3) árvore de competências, (4) análise morfológica, (5) cenários parciais e globais e (6) avaliação do Processo Prospectivo por meio de seus resultados acompanhando as ações e impactos com 22 atividades.

6) Este projeto foi patrocinado por quem?

Por se tratar de uma iniciativa voluntária, este projeto foi patrocinado por cidadãos que participaram das 6 (seis) etapas iniciais do processo e ajudaram a desenvolver 22 atividades da metodologia, desde fevereiro de 2016. Para realizações de Seminários, houve patrocínio da FEA USP (Universidade de São Paulo) disponibilizando infraestrutura e recursos audiovisuais e algumas fundações, instituições e empresas para auxiliar a viabilizar a vinda do Professor PhD PhillipeDurance do CNAM (França), no processo de avaliação do Desenvolvimento do Processo Prospectivo.

7) Quantas pessoas participaram desse projeto? Quais eram suas especialidades? Qual foi a diversidade de stakeholders que participaram desse projeto? Quantas pessoas opinaram na definição da motricidade/dependência das variáveis? Essa amostra é significativa?

Desde fevereiro de 2016, foram mais de 80 reuniões na FEA USP em São Paulo, com conexão remota com integrantes de Brasília e 5000 pessoas acompanhando em um Grupo do Facebook. Durante esses quase3 anos, foram mais de 2000 horas, 3 cursos de Formação-ação de voluntários, 3 seminários para etapa concluídas, com participação de especialista internacional (CNAM, França) e mais de 200 pessoas presentes. Participação das instituições USP, FEA-USP, CNPq. Considerando o tamanho do Brasil, o projeto objetiva a expansão e implantação das ações por meio de multiplicadores com apropriação dos integrantes e da sociedade.

8) Como o projeto Desenvolvimento Brasil 2035 se relaciona com outras iniciativas relacionadas ao futuro do Brasil?

O Grupo é aberto a colaborar com outras ações e se você participa de alguma e acredita que há oportunidades, ficaremos felizes em responder seu contato. Temos conhecimento de algumas ações importantes lideradas pelo BNDES e IPEA, por exemplo. Em termos comparativos, essas outras ações visam o “Apoio à decisão” e nosso projeto é voltado para a tipologia da “Mobilização” com definição e implantação das ações de forma planejada com o conceito de construção do futuro.

9) Qual a posição político ideológica do grupo?

A metodologia do processo prospectivo permite que as diversas ideologias dos participantes sejam confrontadas e somente os valores de bens comuns entre todos prevalecem. Portanto, nossa ideologia está voltada à ciência do processo. Queremos abrir diálogo e manter um ambiente respeitoso, com regras de convivência com o intuito de criar um ambiente onde o processo prospectivo possa se desenvolver.

10) Para que planejar a longo prazo quando as mudanças ocorrem muito rapidamente em nosso país?

Para não ficar a mercê do ambiente. O processo Prospectivo com apropriação permite estar mais bem capacitado para as mudanças conjunturais e situacionais.

Acesse o documento completo sobre o Projeto “Desenvolvimento Brasil 2035 – o país que queremos”